Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Tete Missionário da Consolata Recupera Paróquia São Paulo

IMG 20180725 094859689Padre Franco Gioda recupera paróquia abandonada há cerca de 40 anos.


​Foi em pleno dia de Natal que o Administrador Apostólico da diocese de Tete, Padre Sandro Faedi IMC, inaugurou  a  Paróquia de São Paulo na cidade de Tete.
Foi celebrada a Eucaristia solene concelebrada pelo Padre Franco Gioda, novo Administrador Paroquial, pelo Padre Rosário Dionísio Reitor do Seminário Propedêutico de São José e pelo Padre José  Alone.
Acorreram muitos fiéis para celebrar o Natal. Depois de 43 anos de encerramento da paróquia de São Paulo volta á Vida.
Na cerimónia litúrgica, o Padre Sandro Faedi, leu o decreto com o qual reabria ao culto a igreja de São Paulo e reactivava a Paróquia:
"​Considerando que no dia 25 de Novembro 1973, o Exmo. Senhor Dom Augusto César Ferreira da Silva,  Bispo de Tete, criava a Paróquia de São Paulo de Tete, com sede na Igreja de São Paulo, sita ao lado do Quartel Militar. Por vicissitudes históricas a Igreja de São Paulo foi nacionalizada ao 13 de Junho 1975 e consequentemente, suspendidos os serviços pastorais paroquiais. Como a Paróquia nunca foi suprimida por nenhum decreto episcopal, tomo a iniciativa de a reabrir ”.
A devolução do edifício religioso e a reabertura da paróquia era já um sonho antigo da diocese de Tete. Para isso, foram feitas inúmeras tentativas para que o Governo moçambicano devolvesse o edifício nacionalizado aquando da independência nacional. No dia 9 de Novembro 2017, depois de várias diligências do Administrador Apostólico que recorreu directamente ao Presidente da República, Filipe Nyussi,  o Ministério da Defesa entregou à Diocese de Tete a Igreja de São Paulo.
Entretanto, a diocese começou, juntamente com a comunidade cristã, o trabalho de reabilitação da igreja que foi entregue em péssimo estado de conservação de muitos anos de abandono. Foi arranjado o telhado, reparadas as rachas nas paredes, colocados os vidros partidos, feita a pintura e decoração do interior da igreja. O edifício voltou à sua beleza original.
Juntamente com os trabalhos de recuperação material, houve um trabalho de sensibilização dos católicos que vivem no bairro de Chingale, e que até agora rezavam na paróquia da Catedral, para se mobilizarem para dar vida e organização pastoral à paróquia de São Paulo. A resposta foi encorajadora e em poucos meses se deu vida à paróquia.
Depois de diálogo com o superior regional dos Missionários da Consolata de Moçambique e aprovação dos membros da Região, em Julho de 2018 o Administrador Apostólico de Tete confiou à cura pastoral dos Missionários da Consolata a Paróquia de São Paulo de Tete. Acolhendo a apresentação do Padre Franco Gioda, manifesta com carta de 22 de Outubro 2018, para os serviços ministeriais na Paróquia de São Paulo; o Administrador Apostólico nomeou-o Administrador Paroquial de São Paulo.   
Com a reabertura da Paróquia de São Paulo, a cidade de Tete, na sua zona central e urbana, fica pastoralmente dividida, como era antes da independência. em três paróquias: São Tiago, São Paulo e São José.


Os limites da paróquia de São Paulo, situada na zona este da cidade de Tete (Bairro Francisco Manyanga Chingale) , ficam delineados: a norte, a Avenida Julius Nyerere (junto à entrada da ponte sobre o Zambeze), a oeste é limitada pela Avenida 25 de Junho, a este, pelo rio Zambeze e a sul, com o Bairro Canongola.
A esta parcela urbana, situada no coração da cidade, é agregada uma zona de periferia, situada no bairro Mpadue, situado na zona periférica de Tete, e uma zona rural de primeira evangelização, situada a 20 km da cidade, junto ao cruzamento para o Songo: Matambo, Wiriamu, Chawola e outras aldeias.