Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

SEMINÁRIO FILOSÓFICO NOSSA SENHORA DA CONSOLATA MATOLA

Novo Ano no Seminário da Matola

Matola3Apesar das dificuldades de comunicação, devido às inundações no norte e centro de Moçambique, que complicaram o regresso dos seminaristas do norte do país no seminário, o ano formativo no Seminário de Nossa Senhora da Consolata da Matola teve início no dia 2 de Fevereiro.

A comunidade é constituída pela equipa formadora e pelos seminaristas, num total de 21 pessoas.

Na equipa formadora estão: O Reitor,  Pe. Andrew Kasumba, do Uganda; O Formador e Ecónimo, Pe. Fredrick Agalo, do Kenya e o Director Espiritual, o Pe. Manuel Tavares de Portugal

Os seminaristas são 18. Destes, 4 estão a frequentar curso do propedêutico; 6 frequentam 1ºano, 1 frequenta o 2º ano e 7 frequentam o 3º ano de filosofia (postulantes).

 

Matola1Depois do retiro, no dia 7 de Fevereiro, deram-se os primeiros passos da elaboração do projecto de vida comunitária para o ano 2015. No dia 9 de Fevereiro, começaram as aulas para os seminaristas do Seminário Propedêutico Cristo Rei da Matola, e também para os que frequentam o curso de filosofia no Seminário Filosófico Inter-diocesano Santo Agostinho da Matola.

A 14 de Fevereiro tiveram início as actividades pastorais nas comunidades e, a partir do dia 22 de Fevereiro até ao dia 15 de Março, de bênção das casas dos fiéis da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção em Liberdade, respondendo assim a solicitação feita pelos missionários da Consolata que assistem áquela paróquia.

A vida no Seminário Filosófico Nossa Senhora da Consolata não se resume em trabalho e oração, também faz parte da formação o estudo e pesquisa científica. É por essa razão que no

dia 20 de Março, alguns seminaristas do 3º ano de filosofia deram abertura às jornadas científicas 2015 que constam no projecto de vida comunitária, apresentando o tema: «Pan-africanismo.»Matola

As jornadas cientificas são feitas a nível interno em que um grupo dos estudantes prepara o tema a e convidam a comunidade para uma reflxão conjunta.

O espírito de família que o pai fundador sempre desejou, vive-se já entre nós, partilhando as alegrias e tristezas que acompanham o dia-a-dia do seminário, com a inspiração do Beato José Allamano e a presença materna de Nossa Senhora da Consolata.