Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Machava- Maputo: Ordenação Sacerdotal de Célio João Fumo

ordenação4Missionário da Consolata ordenado este domingo na Paróquia da Machava, em Maputo

A Paróquia da Sagrada Família da Machava, Arquidiocese de Maputo,  celebrou  este domingo, 2 de Setembro a ordenação sacerdotal do diácono Célio João Fumo, missionário da Consolata.Foi um acontecimento religioso e festivo que mobilizou as comunidades cristãs da Paróquia de Machava, que muito colaborou na organização e dinamização da liturgia e do acolhimento. O P. Andrew Kasumba, em colaboração com o Missionários da Consolata do Maputo, os seminaristas da Consolata do Seminário da Matola e as Missionárias da Consolata contribuiram para que tudo estivesse em ordem e decorresse da melhor maneira, associando-se ao pároco da Machava e seus colaboradores

A celebração eucarística da ordenação sacerdotal decorreu ao ar livre, no átrio da igreja da Machava. Uma imensa multidão de fiéis provindos das 9 comunidades da paróquia encheu o recinto circunstante à igreja. Foi uma celebração vibrante, bem participada e animada com cânticos e danças litúrgicas. 
O diácono Célio entrou na Ordem dos Presbíteros pela imposição das mãos e pela oração do Arcebispo do Maputo, Dom Francisco Chimoio, que presidiu à celebração eucarística. Concelebraram um bom grupo de missionários da Consolata do Maputo e alguns sacerdotes diocesanos. Estava presente também o Padre Osório Citóra, missionário da Consolata que trabalha em Roma (Itália).

Continuar...
 
Missão de Mambone leva Sal dos Missionários a Feira Internacional

FACIM2A Salina de Batanhe volta a marcar presença na FACIM, Feira Internacional de Maputo

Pelo 5º Ano  consecutivo os missionários da Consolata apresentam-se na 54ª Edição do maior certame Moçambicano, que reune todos os sectores económicos à escala nacional
Integrados na comitiva das actividades económicas da Província de Inhambane, a Salina de Batanhe divulga o Sal do Índico e a Flor do Índico que se vêm afirmando cada vez mais no mercado moçambicano.Flor de sal

Os produtos da salina encontram neste evento a oportunidade para apresentarem novas formas de apresentação do seu produto, que se adapta cada vez mais às exigências  e às tendências do mercado.
A FACIM constitui um lugar privilegiado de encontros para o empresariado nacional e estrangeiro, permitindo que se estabeleçam contactos de negócio e que se divugue o sal dos missionários da consolata e as suas actividades em favor do desenvolvimento.

Continuar...
 
Massangulo: Peregrinação Anual ao Santuário Nossa Senhora da Consolata

Massangulo2De 25 a 26 de Agosto de 2018, peregrinos vindos de quase todas as paróquias da vasta Diocese de Lichinga acorreram à peregrinação anual da diocese.

No Sábado à tarde do dia 25 os peregrinos acompanharam em procissão a imagem de Nossa Senhora da Consolata. Em duas longas e bem organizadas filas, seguindo o percurso habitual, cantaram e rezaram o terço, orientado pelo grupo de Legião de Maria. Às 18:30h teve início a celebração Eucarística presidida pelo Bispo de Lichinga, Dom Atanásio Amisse Canira, concelebrada pelos sacerdotes que presentes, e animada pelas Paróquias de Mitande e Mandimba.

Durante a sua homilia, o Bispo lembrou aos peregrinos a importância da peregrinação ao Santuário Mariano da diocese, como momento para renovar a vida espiritual e receber graças da Mãe Consolata. Após a celebração da Eucaristia, seguiu-se o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento que foi feita por grupos divididos em Paróquias até as 6:00h da manhã do Domingo dia 26 de Agosto.
A celebração Eucarística de Acção de Graças conclusiva da peregrinação teve início às 9:00h da manhã a qual foi novamente presidida pelo Bispo Dom Atanásio Amisse Canira. O coro de Santa Cecília da Sé Catedral de Lichinga foi responsável pela animação da liturgia.

Continuar...
 
Missão de Santa Isabel de Guiúa Acolhe Curso de Formação de Monitoras

Monitoras3DIocese de Inhambane Promove a formação no âmbito do ensino pré-escolar.

A Missão do Guiúa acolheu mais de uma centena de monitoras do ensino pré escolar de toda a diocese. A iniciativa, que ocorreu pela primeira vez em 2013, numa parceria entre a Missão do Guiúa/Diocese de Inhambane e a Direcção Provinicial da Mulher  e Acção Social, lançou raizes e tem conhecido desde então novos desenvolvimentos.

Várias missões da diocese e instituições de ensino têm-se associado a este projecto, contribuindo para o reforço de conteúdos da formação das profissionais do ensino pré-escolar. É uma semana intensa de sessões teóricas e práticas onde as instrutoras adquirem novos conhecimentos e partilham experiências com vista a beneficiar as crianças das escolinhas e jardins de infância da diocese.

O ensino pré escolar é uma importante alavanca na preparação das crianças para a entrada na escola primária, familiarizando-as com a língua portuguesa, conhecimentos básicos em várias áreas, expressão plástica, educação física, socibilização e atitudes na sala de aula.

A formação permite ainda que a nivel diocesano exista uma uniformização de conteúdos e métodos que optimiza a troca de experiências, a inter-ajuda e mesmo o acesso a novos materiais lúdico-didáticos.

Continuar...
 
Padre Franco Gioda Celebra 80 Anos de Vida

IMG 20180719 WA0008Uma vida de Missão e 80 anos de Vida

Foi com muita alegria que a comunidade de Fingoé celebrou os 80 anos de vida do Padre Franco Gioda. Este missionário Italiana, pioneiro da missão de Fingoé, é um verdadeiro exemplo de Missão e Serviço.IMG 20180719 WA0006

Toda a comunidade o solicitou para celebrar com ele o seu aniversário. Todos quiseram felicitar e agradecer-lhe uma vida de trabalho e sonho, de oração e testemunho de fé e de inteligência, de generosidade e humildade. O dia foi de alegria e todos lhe quiseram oferecer um bolo. Ofereceram-lhe três. O P. Franco agradeceu, dividiu e distribuiu por todos

O P. Franco é por todos reconhecido como um poeta que encontra alegria na simplicidade e um marinheiro que nunca perde o norte quando a fé é a sua bússola. Um .homem bom, doce, misericordioso e essa presença viva do evangelizador que faz acreditar, através da sua vida, que Deus existe.

 

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>