Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Moçambique: IXª Conferência Regional dos Missionários da Consolata

DSC06875O FUTURO COMO DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS
Os Missionários da Consolata (IMC) da Região Moçambique, que compreende também Angola, reuniram-se entre os dias 4 e 12 de julho de 2018 no Centro de Espiritualidade de Laulane, em Maputo, na sua  IX Conferência Regional .

A Conferência Regional ocorre a cada seis anos e nela avaliam-se os últimos seis anos de atividades e planeia-se o serviço missionário para os próximos seis.

Este ano, o tema foi “o nosso futuro como discípulos missionários” e o lema “Missionários da Consolata em Moçambique e Angola: Conservar a Memória, ser Profecia” . Três objectivos estiveram presentes: Revitalizar a Região IMC nas suas comunidades e pessoas; Reestruturar e Requalificar as nossas presenças e nossa missão; e definir a unidade da Região à volta de um projecto missionário que dê estabilidade e continuidade para o futuro.
Os trabalhos da Conferência iniciaram-se com um dia de retiro, orientado pelo Pe. Filipe Couto, IMC e focado na máxima Allamaniana de “primeiro santos e depois missionários”, enfatizando a missão ad gentes concreta: o diálogo com os não cristãos.
As atividades da assembleia foram realizadas em trabalhos de grupo e discussões em plenário. Foi tratado o tema da Revitalização:
- A identidade de discípulos missionários, buscando redescobrir a identidade e o sentido de pertença que nos impele para a santidade na nossa missão.
- A formação à Missão, com o objectivo de estarmos preparados para responder aos desafios pastorais do tempo presente.
- A vida fraterna em comunidade como testemunho qualificado do Evangelho.
- O nosso serviço missionário que nos conduz para novos horizontes mantendo vivo o nosso carisma ad gentes.
- A economia para a missão feita de laboriosidade e transparência.

E foi igualmente aprofundado o tema da Reestruturação refletindo-se sobre a contextualização da missão com linhas operativas no que refere à restruturação e qualificação da presença dos missionários para continuar a fazer escolhas em linha com a genuína missão “ad gentes” e prestar serviços qualificados à Igreja local (Animação Missionária, Formação), superando a tentação de repetir o passado.
A conferência foi marcada por momentos de espiritualidade, com a celebração da Santa Missa e momentos de partilha das várias experiências missionárias a nível pessoal. Houve ainda tempo para dedicar à memória dos Missionários que já partiram para junto de Deus com a visita ao Cemitério e oração junto aos seus túmulos.
A IX Conferência Regional concuiu-se com a reafirmação da confiança em Deus, conscientes de que só a partir duma fé sólida que alimenta uma esperança viva e se manifesta no amor concreto, poderá ter relevância na fidelidade à missão.

Continuar...
 
Em memória do Padre Artur Marques (1936-2018), Missionário da Consolata

Padre Artur MarquesEm memória do Padre Artur Marques (1936-2018)

Deus chamou o nosso caro Padre Artur Marques. Depois de uma longa paixão que durou mais de 5 meses, esperávamos a sua recuperação, mas Deus deu-lhe o prémio da Páscoa sem fim. Agradecemos a Deus o dom da vida do P. Artur, a graça de podermos ter partilhado com ele a nossa vida e obra que ele foi realizando ao longo de mais de 50 anos de vida missionária em Moçambique.
A tristeza dos que o conheceram e estimaram limitam as palavras. O Padre Artur, foi um exemplo de fé, caridade e trabalho.

No passado dia 22 de Janeiro, próximo de Quissico, província de Inhambane, o carro onde viajava o Padre Artur Marques, teve um acidente e ele ficou ferido. Depois dos primeiros socorros no hospital de Inhambane, foi transferido no dia 25 de Janeiro para o Hospital Central de Maputo. No dia 8 de Março é transferido para Portugal e internado no Hospital Santa Maria, em Lisboa. Depois de algumas semanas em estado de coma, retoma a consciência no dia 30 de Março. A sua recuperação física é lenta, mas progressiva.
De modo inesperado, faleceu ontem m Lisboa no início da tarde, no hospital onde estava internado.
Padre Artur acreditou e trabalhou. Em tudo amou e serviu.
Peçamos as bênçãos e a consolação de Deus a todos os familiares, amigos e a todos que sentem a partida deste nosso querido irmão.
Dai-lhe Senhor o eterno descanso.

Continuar...
 
Missionários da Consolata de Nampula celebram festa da Consolata

Festa Consolata 0Escola Secundária Consolata de Nampula celebrou a festa de Nossa Senhora da Consolata e o dia da Escola.

No dia 22 de Junho o dia da Escola Iniciou-se com a celebração Eucarística presidida pelo Padre Abel dos Padres Dehonianos e Pároco da Paróquia de São Pedro de Nampula. Os cânticos e a animação litúrgica ficaram a cargo dos alunos da escola.

Na Paróquia de Nossa Senhora da Paz, confiada à responsabilidade dos Missionários da Consolata, a celebração da Festa da Consolata teve lugar no domingo, dia 23 de Junho. A Missa contou com a presença de um grupo de membros da Associação dos Professores Católicos de Moçambique e da comunidade paroquial. A celebração foi presidida pelo Padre Fernão Magalhães, director da Faculdade de Direito da UCM. O P. Kirikinto, pároco e director da escola Consolata, fez a homilia. Partindo da reflexão das leituras do dia, aliando ao pensamento do Fundador dos Missionários da Consolata, grande promotor da promoção humana e educativa dos povos a evangelizar, falou da educação escolar como responsabilidade implicita da tarefa de evangelizadora, como é tradição dos Missionários da Consolata em Moçambique, de modo particular no Niassa e agora também em Nampula.

Continuar...
 
Angola: Festa da Consolata na Paróquia de Funda.

ConsolataNo domingo dia 24 de junho bem cedo começaram chegar os paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora da Consolata de Funda à sede paroquial para a celebração da sua padroeira. Assim é desde a fundação da Paróquia pelos missionários da Consolata em 2016.
A celebração principiou com a procissão com imagem da Mãe Consolata desde a comunidade da Nossa Senhora das Dores  (Leprosaria) até  à sede da paróquia. Cristãos vindos de várias comunidades congregaram-se às 7h30, momento em que teve inicio a procissão.
Chegados ao local da celebração eucarística pelas 10 horas, o Presidente da celebração, o Pe. Sylvester Ogutu, presidiu à Santa Missa concelebrada com os vigários, Pe. Heradius e Pe. Luis, junto com o Pe. Nicholas, um dominicano (queniano).
Na homilia, o P. Sylvester frisou a importância de Maria Consolata na vida de cada cristão e convidou cada um a consolar os demais depois de ser consolado por Maria. E também a imitar as virtudes de Maria tais como humildade, generosidade e disponibilidade em dar SIM ao projecto salvifico de Deus.
Foi apresentado também o projecto da futura casa paroquial e da Igreja paroquial dedicada à Consolata que se pretende construir com o apoio das comunidades cristãs de Funda.

Continuar...
 
Massangulo: Missão de Nossa Senhora da Consolata celebra 90 anos de vida

90 anos 3A Missão de Nossa Senhora da Consolata de Massangulo celebra 90 anos de existência e o "Milagre de Massangulo". Foi a 20 de Maio de 1926, que o Padre Pedro Calandri, missionário da Consolata italiano, pioneiro da evangelização católica no Niassa, plantou a sua tenda no sopé do monte Massangulo e deu início à missão.
No passado Domingo, dia 24 de Junho, foram muitos os paroquianos e peregrinos de outras missões que se dirigiram a Massangulo para celebrar a Festa de Nossa Senhora da Consolata, no seu santuário, e agradecer a Deus e aos missionários da Consolata estes 90 anos  presença e evangelização. Foi uma festa muito sentida e participada e foi também uma oportunidade para recordar, agradecer e reafirmar uma evangelização tão rica de frutos quanto difícil: Evocando o passado, os fiéis renovaram o seu compromisso missionário e cristão. 

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>