Portuguese English Italian Spanish

Icon testemunhos

icon publica

ICON IMC90

Icons left ANUARIO

Seminarista Moçambicano Ordenado Diácono em Turim

IMG 20171211 WA0003Turim: Profissão Perpétua e ordenação diaconal do Célio João

Célio João Fumo, realiza a profissão perpétua e recebe a ordenação diaconal pela imposição do Bispo diocesano, Dom César Nosiglia. A ordenação decorreu no passado dia 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, em Turim, na Itália..Num clima de oração e de festa foi testemunhada pela comunidade cristã da Paróquia de Santa Maria della Speranza de Turim. A ordenação diaconal foi precedida pela Profissão Perpétua, no dia 7 de Dezembro, na capela do Beato Allamano na Casa Madre dos Missionários da Consolata,
O Diácono Célio João continuará a realizar o seu estágio pastoral em Itália até ao regresso a Moçambique para a ordenação sacerdotal. Célio João é natural da Machava-Maputo, onde nasceu em 16 de Abril de 1986. Iniciou a formação nos Missionários da Consolata  em 2006, ao ingressar no seminário propedêutico Beato José Allamano de Nampula. Realizou depois os estudos de Filosofia no Seminário da Matola. Em 26 de Dezembro de 2012, depois do ano de noviciado emitiu a profissão religiosa no Instituto Missionário da Consolata. Realizou os estudos de Teologia no Seminário dos Missionários da Consolata de Bravetta-Roma (Itália).

Continuar...
 
Massangulo: Chegada do Seminarista Nelson Uarasse

IMG 20171211 WA0014Seminarista da Consolata moçambicano Nelson Uarasse integra Equipa Missionária de Massangulo

Vindo do Seminário Teológico de Merrivale-Durban (Africa do Sul), Nelson Uarasse, fará a sua experiência pastoral (“Ano de serviço ao Instituto’) nesta Missão que se prepara para celebrar os seus 90 anos de existência. No final do período designado, acederá aos votos perpétuos e ordenação diaconal. O Padre João Nascimento acolheu-o na estação de Itepela (antigo Katur) depois da sua viagem com escala em Maputo, Nampula e Cuamba. O facto de ter chegado num dia chuvoso é um bom prelúdio para a Missão de Massangulo e para o próprio jovem que, sem perder tempo, se lançou de corpo e alma na sua nova realidade missionária como membro efectivo da comunidade que o esperava com alegria de braços abertos. A sua forma simples e humilde de se apresentar lhe granjeou a confiança de toda a comunidade local à qual foi apresentado de forma oficial no Domingo dia 10 ao final da eucaristia. A Comunidade de Massangulo passa agora a contar com dois missionários da Consolata e uma imensa vontade de bem servir o povo que lhe foi confiado nas pegadas dos grandes pioneiros do passado que continuam vivos no coração de tanta desta gente. Com a presença deste jovem missionário é agora possível sonhar mais alto e concretizar esses sonhos no chão que é a vida deste povo abandonado por muitos mas amado por nós, missionários da Consolata, ao qual ele foi particularmente confiado.

Continuar...
 
Salina de Batanhe presentes em Feira da Portuguesa de Maputo

IMG 20171209 WA0008Missionários da Consolata e Sal do Indico presentes na Festa de Natal da Comuidade Portuguesa em Moçambique

A Festa, que se realiza anualmente, conta com a participação de várias entidades que aqui apresentam as suas actividades e os seus produtos. Os missionários da Consolata, apresentaram os seus novos produtos e dão a conhecer esta que é uma das actividades empresariais de caracter social com mais relevância dos missionários. O sal do Ìndico, sal grosso, é um produto artesanal, 100%natural e de qualidade superior. A Flor do Ìndico, flor de sal, é um produto de altíssima qualidade com excelentes benefícios para a saúde e tem vindo a conhecer cada vez maior procura, Ambos os produtos têm evoluido na forma de chegar ao público, através de embalagens diversificadas de modo a corresponder à procura dos diversos públicos que o procuram.

Esta exigente actividade extrativa e de distribuição tem finalidades exclusivamente sociais já que, para além de contribuir para o desenvolvimento local, os lucros revertem para as actividades deenvolvidas pelos missionários.

Continuar...
 
Salina de Batanhe Promove Desenvolvimento local

Sala de aula salinaSalina de Batanhe dos Missionários da Consolata, constroi Salas de Aula no âmbito da responsabildade social da salina.Salina sala de aula5

Os alunos do ensino primário de Doane - Nova Mambone, têm frequentado as aulas em instalações absolutamente percárias, em tendas fornecidas pelo governo que naturalmente não reunem as condições para uma boa aprendizagem. Sensibilizados para esta situação, os missionários, propuseram-se construir dois blocos de salas de aula que se encontram em construção. A iniciativa decorre no âmbito da responsabilidade social da salina de batanhe, empresa distinguida em 2016 com o 1º prémio inclusão social.

Em 2018, as crianças já poderão frequentar a escola nas novas salas de aula.

 

Continuar...
 
Cuamba: Assembleia Pastoral da Diocese de Lichinga

Lichinga2

Sacerdotes, Irmãs religiosas e Leigos reunem em Assembleia em Lichinga.

Durante os dias 20, 21 e 22 de Novembro realizou-se na cidade de Cuamba a Assembleia de Pastoral da Diocese de Lichinga. Participaram os responsáveis de todas as paróquias e os representantes das comissões e movimentos diocesanos, num total de cerca de 80 participantes. Foram apresentados os relatórios das paróquias e Comissões, feita a leitura e correcção do Directório Diocesano de Pastoral e dadas informações relativas ao Bispo Dom Atanásio Canira, do Secretariado Diocesano de Pastoral, e aos projectos diocesanos em curso.
Os olhos voltam-se agora para o Centro de Promoção Humana e Integral de Maúa, em fase de organização, apresentado com realismo e convicção pelos Missionários da Consolata que aí trabalham particularmente pelo Padre Giuseppe Frizzi.  Este será no futuro o Centro de formação pastoral da Diocese de Lichinga ao serviço de todas as paróquias e missões do Niassa.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>